Pages

Subscribe:

sábado, 23 de junho de 2012

Uefa defende decisão polêmica de inflar Eurocopa de 16 para 24 seleções em 2016


Expandir o número de participantes da Eurocopa para 24 países não irá estragar o torneio e nem diminuir a sua qualidade técnica, mas sim possibilitar que outros importantes países façam parte da competição. Esta é a explicação dada por Martin Kallen, diretor da Euro 2012, para defender a ideia da Uefa em aumentar de 16 para 24 seleções a Eurocopa.


O temor é que a próxima edição na França, que já terá o acréscimo no número de participantes, não seja tão acirrada como a atual aumentou após o término da primeira fase da Euro deste ano – disputada na Ucrânia e na Polônia -, quando até mesmo as favoritas Espanha e Alemanha lutaram até o último minuto pela classificação, demonstrando o equilíbrio das chaves.
Depois de o presidente da Uefa Michel Platini defender a expansão durante a semana, a imprensa pressionou Kallen durante uma entrevista coletiva nesta sexta-feira. “No momento, nós temos os melhores times aqui, mas existem outros grandes times que não estão”, disse Kallen, listando as seleções da Suíça, Romênia, Bulgária, Lituânia, Eslovênia e Noruega como exemplos.  
 “Os escoceses também não estão e eles sempre trazem muita emoção com eles. Nós temos que ver como será em 2016. Com certeza este torneio será ainda mais visto porque mais países poderão participar”, disse o dirigente da Uefa.
Kallen também lamentou as eliminações precoces dos anfitriões Polônia e Ucrânia, o que, segundo, ele, ajudou a aumentar o número de assentos vazios nos estádios, por conta do interesse de poloneses e ucranianos ter diminuído. “Se você tem um time ou dois (dos anfitriões) que vão às quartas de final é sempre melhor”, afirmou o dirigente, que também disse que a crise econômica que atinge a Europa tornou a ida dos torcedores mais complicada.
O lucro da Uefa com a realização da Eurocopa também deve diminuir, se comparado com os obtidos em 2004 e 2008. A expectativa da entidade é gerar cerca de 1,345 bilhão de euros (R$ 3,497 bilhões), um pouco menos que o resultado do torneio na Áustria e Suíça, quatro anos atrás (R$ 3,512 bilhões). 




0 comentários:

Postar um comentário