Pages

Subscribe:

sábado, 23 de junho de 2012

Por causa da Eurocopa, brasileiros somem da paisagem de Donetsk


Uefa retira fotos dos jogadores do Shakhtar do estádio durante o torneio.
Museu, bar temático e loja oficial só reabrem em julho

No estádio que é o principal ponto turístico de Donetsk, a Eurocopa mudou a decoração e fez os brasileiros sumirem de vista. Durante o torneio, a Uefa assumiu a administração da Donbass Arena e retirou muitas das menções ao Shakhtar, dono da casa. Ficaram apenas o nome da arena, ainda que escondida atrás da sala de imprensa, e o nome do clube nas entradas do estádio, acessos e cadeiras das arquibancadas.
Na fachada do estádio, onde antes estavam as fotos de jogadores do time - e de quase todos os brasileiros do elenco -, agora o que aparece são pôsteres da Euro e imagens alusivas às equipes que atuaram ali. Um exemplo é a entrada vip do estádio, área que na última temporada exibia imagens do volante Fernandinho e do meia Douglas Costa.
Não são apenas os jogadores brasileiros que têm suas fotos do lado de fora da moderna e imponente Donbass Arena. O mesmo vale para ucranianos, como o zagueiro Dmytro Chygrynskiy (ex-Barcelona), que, lesionado, não disputou a Euro 2012. O brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, que esteve no torneio pela Croácia, é outro que também teve a foto retirada do estádio.
Durante o torneio, outras atrações da Donbass Arena, como o museu, a loja oficial do Shakhtar e o bar temático do estádio também estão fechados. Do lado de dentro do museu - que dá grande destaque aos brasileiros responsáveis pelos principais títulos do clube -, um funcionário aponta para um cartaz explicando que "por causa da Euro 2012, o local somente será reaberto no dia 4 de julho". Cartaz semelhante está pendurado na entrada da loja do clube.
Em vez disso, quem quiser comprar uma camisa do Shakhtar deve procurar por um quiosque na Artema, a principal avenida da cidade, e que fica bem em frente ao Donbass Palace, o hotel mais luxuoso e casa das principais equipes que já passaram por Donetsk, como Barcelona e Milan. O hotel foi inaugurado em 2004, no mesmo local do antigo Palace, que chegou a ser usado como quartel general das tropas nazistas durante a II Guerra Mundial e que foi demolido em 2001.

0 comentários:

Postar um comentário